Breaking News

Seese participa de reunião da Comissão de Média e Alta Complexidade

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Gabriela Pereira, participou no último dia 12 de novembro, na sede do Conselho Municipal de Saúde, da Reunião da Comissão de Média e Alta Complexidade. Estiveram presentes na reunião, trabalhadores, usuários e gestão, com objetivo de abordarem a estrutura e o funcionamento das UPAS zona Norte e zona Sul.

Durante a reunião foram questionados pela conselheira Gabriela Pereira, um posicionamento com relação ao relatório, encaminhado na última reunião, pela diretora do Seese Raquel Tavares e até o momento não obtiveram retorno sobre o assunto. Outra interpelação feita pela diretora, foi sobre a segurança nas Upas, já que profissionais da área de saúde são muitas vezes ameaçados por pacientes, deixando o profissional apreensivo no local de trabalho. A diretora relatou que um paciente chegou a ameaçar funcionários com uma arma na UPA Nestor Piva. Acordado uma reunião dos conselheiros com a guarda municipal no próximo dia 20, para tentar solucionar a questão da segurança, que foi reduzida pela gestão nas unidades de saúde.

Falta de Equipamentos e medicamentos são outros problemas encontrados nas Upas. Sobre isso, a gestão colocou ter conhecimento e comunicou que é necessário um processo de licitação e por conta dos tramites, que são demorados, já pediram emprestado ao Estado alguns materiais. Um outro problema, que foi colocado na reunião, é com relação à estrutura física das duas UPAS , que necessitam de reforma na sua estrutura, entretanto foi comunicado por parte da gestão, que algumas adaptações já estão sendo feitas , porém com relação ao local do isolamento da Upa do Fernando Franco, que está funcionando na sala de curativo, não existe um projeto para resolver essa situação. Abordaram também sobre a classificação de risco, que com o novo prontuário eletrônico, não existe classificação de grupos prioritários e o coordenador das Upas, Júlio, ficou de verificar essa questão no Nestor Piva ,que é a única upa que utiliza o sistema eletrônico.

Ao término da reunião os conselheiros já propuseram marcar, para dezembro, uma nova reunião, onde abordarão as pendências destas e discutirão sobre ofertas de exames e consultas especializadas, dimensionamento de enfermagem, absenteísmo e a segurança.

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …