Breaking News

Seese participa de reunião com a gestão do HU e propõe soluções para as problemáticas enfrentadas por enfermeiras(os) empregados da EBSERH

A presidenta do Seese, Shirley Morales, acompanhada da vice-presidenta Gabriela Pereira e da diretora, Lígia Maria Pinto, participaram nesta terça-feira, dia 13, de uma reunião com a gestão do Hospital Universitário para tratar dos pleitos dos enfermeiros empregados da EBSERH, entre eles: o processo de avaliação da Gestão de Desempenho por Competências (GDC); escalas de serviço; liberação de folga no ponto facultativo e a participação dos enfermeiros assistenciais nas Comissões.

Realizada no HU, a diretoria do Seese expôs à gestão, representada pelo coordenador de Enfermagem Diogo Almeida e a RT, Fernanda Pontes, as pautas deliberadas na última reunião entre sindicato e trabalhadores que aconteceu em julho.

Sobre a avaliação GDC, os trabalhadores questionaram uma das metas que trata do remanejamento. Por não possuir critérios específicos, os enfermeiros entendem que tal meta punirá os profissionais que não concordarem com o remanejamento.

A gestão do HU informou que há uma necessidade no remanejamento por conta das escalas, mas que existe uma dificuldade dos trabalhadores quanto a mudança de setor. Sendo assim, as diretoras do Sindicato propuseram que seja realizada uma mudança na redação desta meta, a fim de não prejudicar na avaliação e pontuação dos enfermeiros.

ESCALAS DE SERVIÇO
Os trabalhadores solicitaram o índice de segurança técnica como determina o sistema Cofen/Coren. Por conta do superdimensionamento em algumas Comissões e em setores administrativos, esses trabalhadores alegam um subdimensionamento na área da assistência.

A gestão informou que o HU conta com um dimensionamento acima do que determina o Cofen/Coren, porém a grande dificuldade está associada às faltas não programadas, ou seja, ao absenteísmo. Por isso, a necessidade do remanejamento dos trabalhadores. A diretoria do Seese requisitou essas escalas de serviço para análise.

PONTO FACULTATIVO
Atualmente a gestão suspendeu a folga, que era concedida no ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, a fim de evitar um desfalque nas escalas. As dirigentes sindicais requisitaram que a gestão revise a decisão e estude a melhor forma de concessão, pois ainda há relatos de que alguns setores assistenciais recebem essa folga.
A gestão acatou a proposta do Seese.

COMISSÕES
Os trabalhadores solicitaram um processo mais democrático, incluindo a realização de rodízios entre as escolhas dos trabalhadores que compõem as comissões para que os enfermeiros assistenciais possam também participar. O coordenador de enfermagem, Diogo Almeida, informou que normalmente as Comissões são de indicações de gerência ou da própria superintendência. A única Comissão que tem interferência da Coordenação de Enfermagem é a, recentemente criada, de POPS. Inclusive ele aceitou a sugestão dos trabalhadores em fazer rodízio entre os profissionais que demonstrem interesse e habilidade técnica.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …