Breaking News

Seese participa de mesa de abertura do Congresso de Atenção Primária à Saúde

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese),Shirley Morales, participou na manhã de ontem (15), da mesa de abertura do Congresso de Atenção Primária à Saúde / fortalecimento do SUS. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes no auditório do bloco G.

O Sistema Único de Saúde, completa 30 anos e consiste em uma das maiores conquistas do povo brasileiro. O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina ser dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.

Durante sua explanação na abertura do Congresso, a presidente Shirley Morales, aproveitou para fazer uma homenagem aos professores, que têm dado grande contribuição para nossa sociedade, pelo trabalho de formação de todos os profissionais do nosso país. Shirley fez uma breve análise do papel do Estado no  que tange  a saúde. “ A atenção primária, tem passado por grandes entraves na atual conjuntura nacional. Os profissionais de saúde devem ter comprometimento a assistência prestada ao usuário do SUS. Entretanto a qualidade dessa assistência depende também de outros fatores alheios à governabilidade desses profissionais. Se faz necessária a instrumentalidade das condições de trabalho,” frisou Shirley.

Com uma programação bastante rica, o Congresso abordou, no dia 15, temas como o Histórico e constituição do SUS no Brasil, Modelos de Atenção à Saúde e Tecnologias do Cuidado a APS entre outros assuntos. No dia 16, as discussões se darão em torno das linhas do cuidado materno infantil, bem como linhas de cuidado às doenças crônicas não transmissíveis, terminando com o debate com estratificação e classificação de riscos.

Check Also

Diretoria do Seese dispara ofícios para hospitais e clínicas particulares de Sergipe questionando a implementação do piso salarial

O Seese tem agido proativamente em defesa dos direitos dos profissionais enfermeiros do estado. Recentemente, …