AVISO DO SEESE
Seese marca presença em debate na GNU, realizada no Canadá

Seese marca presença em debate na GNU, realizada no Canadá

A Federação Nacional dos Enfermeiros, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, durante a última semana de novembro, esteve presente no Congresso da Fédération Interprofessionnelle de la Santé du Québec (FIQ – Federação Interprofissional de Saúde de Quebec), realizado no Canadá. Na ocasião, diversos países do mundo explanaram aos congressistas suas dificuldades no âmbito da saúde. O Brasil se posicionou acerca do ataque ao SUS e aos direitos trabalhistas.

Já em 01 de dezembro ocorreu a reunião ordinária da Global Nurses United (GNU). O evento reuniu líderes da Enfermagem de 14 países das Américas, Ásia-Pacífico e Europa para debater a crise na área da saúde mundial. A privatização e outras políticas neoliberais, os efeitos nocivos das mudanças climáticas e a violência existente no ambiente de trabalho também foram pontos de pauta da reunião.

Durante a reunião da GNU, a presidente do Seese e vice-presidente da FNE, Shirley Morales e a presidente da FNE, Solange Caetano, aproveitaram a oportunidade e relataram um pouco da situação caótica do Brasil, como por exemplo o desmonte do SUS, a privatização da saúde e a retirada de direitos com as reforma trabalhista e previdenciária. Comovida com a situação, a GNU se prontificou a colaborar e apoiar os movimentos que serão realizados no Brasil, através de documentos oficiais.

Experiências dos profissionais da Enfermagem em todo o mundo foram compartilhadas durante os eventos que ocorrerem no período de 27 de novembro a 01 de dezembro. Enquanto delegação brasileira, os participantes puderam colaborar com o novo cronograma de enfrentamento aos governos conservadores para a retirada de direitos da saúde e dos profissionais Enfermeiros em todo o mundo.

Dia 08 de Março

Ficou decidido também que o #08deMarço, que é uma data conhecida em todo o mundo como o #DiaInternacionalDaMulher, terá mais um significado. Será acrescida a esta data, o Dia Mundial de Combate à Violência contra as Profissionais de Enfermagem no seu local de trabalho.

Aposentadoria

A atual presidente e alguns integrantes da diretoria da Fédération Interprofessionnelle de la Santé du Québec (FIQ), recebeu uma homenagem durante o evento. A aposentadoria desses integrantes foi marcada por agradecimentos e grande emoção. Na ocasião, uma nova eleição para a mesa diretora da FIQ foi realizada.