Breaking News

Seese e Sindhose debatem piso salarial da enfermagem

No dia 04 de setembro, a presidenta do Seese, Shirley Morales, acompanhada da diretora de assuntos jurídicos, Sheyla Morgana Lima, estiveram reunidas com a diretoria do Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Estado de Sergipe (Sindhose) para debater sobre a implementação do Piso Salarial da Enfermagem, conforme determinado pela legislação nacional. A deliberação do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu um prazo de 60 dias a partir da publicação da ata, datada em 12 de julho, para que as negociações ocorressem no âmbito da rede privada de saúde. Após esse período, a lei precisa ser cumprida conforme a legislação. O prazo fatal seria 10 de setembro.

Durante o encontro, a diretoria do Seese, entidade representativa dos(as) profissionais enfermeiros(as), ressaltou que desde 2019 vem demonstrando um compromisso em promover condições de trabalho dignas para os profissionais da enfermagem, reconhecendo a relevância de uma remuneração justa e condizente com a complexidade e importância do trabalho desempenhado por esses profissionais. Prova disso, foram os inúmeros ofícios enviados ao Sindhose solicitando reunião em caráter de urgência para definir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), bem como, as negociações em torno do piso, após a publicação da Lei 14.434/2022. Dessa forma, Shirley reforçou que o pleito do(a) trabalhador(a) enfermeiro(a) é o cumprimento integral e imediato do piso salarial conforme a legislação.

O Sindhose informou que elegeu uma comissão para tratar das duas pautas referidas acima. E se comprometeram em realizar uma nova assembleia para apresentar ao Seese, propostas de como o piso seria pago aos trabalhadores. As propostas seriam debatidas em mesa de negociação e encaminhadas à assembleia de enfermeiros da rede.

Ambos os sindicatos ressaltaram a necessidade de um diálogo transparente e colaborativo para acelerar o processo de negociação. O Seese requisitou que as pautas fossem tratadas em reuniões específicas, intensificando o cronograma de negociações.

O Sindhose também informou que solicitou mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) diante dessa tramitação. Dessa forma, o Seese está aguardando a proposta do patronal o mais breve possível, até porque de acordo com o entendimento da diretoria, o prazo para a finalização das negociações segundo decisão do STF seria o dia 10 de setembro. Mas entende que a decisão se cumpra da melhor forma possível e mais rápida para que o piso esteja no contracheque dos trabalhadores.

O Seese reforça que enfermeiros da rede privada devem estar atentos. Caso o pagamento do mês de setembro não venha com as adequações do piso salarial, as denúncias devem ser encaminhadas ao sindicato junto com os documentos comprobatórios.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …