Breaking News

Presidenta do Seese ministra palestra na 8ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe

A diretoria do Seese participou durante essa semana (23 à 25/05) da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (8ª Confesa). Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento foi realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, e contou com a participação de centenas de trabalhadores da área da saúde de Sergipe, usuários do SUS, parlamentares e gestores municipais e estaduais. Este evento foi o primeiro a disponibilizar aparelhos para que as propostas dos 04 Eixos sejam votadas eletronicamente pelos delegados dos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde.

A presidenta do Seese e também conselheira nacional de saúde, Shirley Morlaes, além de compor a mesa de abertura, ministrou uma palestra no segundo dia do evento ao lado da cirurgiã dentista, presidenta do Sinodonto/Paraíba e conselheira nacional de saúde, Joana Oliveira. Com o tema, “Por um SUS do tamanho do povo brasileiro”, Shirley pontuou pautas importantes que fortalecem o SUS e gera uma nova perspectiva de políticas públicas para o Brasil, bem como os desafios, e o movimento social na história da saúde . Além de enfatizar e esclarecer pontos do piso salarial da enfermagem.

Ao final da palestra, Shirley Morales exibiu um vídeo que emocionou o público presente. Intitulado de “Espero que nomes consigam tocar”, o documentário produzido pela OCAM ECA/USP – Chico César e Bráulio Bessa, retratou o alto número de mortes durante a pandemia.

Elaborada pela Comissão Organizadora do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a 8ª Confesa foi dividida em quatro eixos, entre eles: Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos / Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas / Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e o Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes. Em cada Eixo, os delegados discutem e elegem as melhores propostas para confeccionar o próximo Plano Estadual de Saúde. Entretanto, somente 20 destas propostas serão levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em julho, em Brasília, para compor o Plano Nacional de Saúde. Entre as propostas mais votadas, está a carreira do SUS, a valorização dos trabalhadores, a efetivação dos pisos salariais, a revogação da Emenda Constitucional 95 e o combate a rejeição ao processo de privatizações e terceirização da mão de obra.

No evento, além de Shirley Morales, o Seese foi representado pela vice presidenta, Gabriela Pereira, pelas diretoras Érica Thaisa Alcântara e Sheila Morgana Lima, ambas conselheiras estaduais de saúde, e pela diretora Glenda Airan.

A Conferência de Saúde é um espaço democrático com a participação da comunidade representada pelos trabalhadores, gestores e usuários do SUS, realizada a cada quatro anos e é dividida em etapas: municipais, estaduais e a nacional. Nesta edição, houve a eleição dos delegados do CES/Sergipe e a diretora do Seese,  Érica Thaisa Alcântara, foi eleita para representar a categoria dos trabalhadores, e Sheila Morgana ficou como suplente.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …