Breaking News

Piso salarial, aposentadoria e isonomia de tratamento foram pautas debatidas durante assembleia com enfermeiros(as) vinculados ao Estado

A diretoria do Seese, realizou nesta sexta-feira, dia 28/04, uma assembleia na sede do sindicato, com os(as) enfermeiros(as) servidores públicos estaduais, estatutários, lotados nos estabelecimentos de saúde vinculados à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para repassar informes acerca do piso salarial nacional da Enfermagem.

A presidenta do Seese, Shirley Morales, iniciou a assembleia explicando que requisitou à SES que o piso seja para o vencimento inicial dos servidores da enfermagem. Foram realizados esclarecimentos acerca dos trabalhadores que foram cedidos à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e do pleito do Seese, para que auxílios e benefícios dados aos enfermeiros celetistas, possam ser ampliados aos estatutários.

Na oportunidade, os servidores públicos relataram a insatisfação da defasagem salarial. Outro ponto levantado pela categoria foi com relação a isonomia de tratamento. Dentro da SES há vários regimes de contratação de pessoal. Há servidores concursados pelo regime CLT ligado às Fundações de Saúde; outros são ligados a própria SES; há funcionários concursados pelo regime estatutário, bem como, trabalhadores contratados via PSS. Esse montante de trabalhadores pertence a regimes de tratamento diferentes, com valores salariais divergentes que geram insatisfação da categoria, pois a mesma fica extremamente fragmentada.

“O ideal é que houvesse um mesmo regime para todos os trabalhadores”, disse Shirley Morales, ressaltando que irá levar todos os pleitos da categoria como pauta de reunião com a gestão estadual. Shirley destacou também a possibilidade de iniciar um diálogo com o Sergipe Previdência para debater sobre a aposentadoria dos trabalhadores que cumprem com o tempo determinado, mas precisam aguardar a liberação do Estado.

Outra insatisfação da categoria está relacionada ao Plano de Cargos e Carreira. A proposta do Seese é que haja um diálogo entre os sindicatos da saúde para que seja levado à Mesa de Negociação que é o adicional de insalubridade seja sobre o vencimento base, assim como a gratificação de desempenho, e a revisão do plano como um todo.

Após a reunião com a gestão estadual, o Seese irá determinar o dia da próxima assembleia.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …