Breaking News

Lutando por um reajuste isonômico, empregados e funcionários públicos do Estado realizam manifestação em frente a ALESE

Na manhã de terça-feira, dia 22/03, a diretoria do Seese acompanhada de sua base e dos demais servidores e funcionários públicos do Estado de Sergipe realizaram um grande movimento em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE). O que os trabalhadores queriam e ainda almejam? A isonomia do reajuste salarial e inclusão das Fundações Públicas de Saúde (FHS, FUNESA e FSPH) no Projeto de Lei do reajuste salarial.  

De acordo com o PL do governo estadual, os empregados públicos das três Fundações de Saúde ficariam de fora da lei e o reajuste salarial se daria apenas através de ACT. Para os enfermeiros estatutários também haveria grande prejuízo, uma vez que esses servidores receberiam apenas 10% de reajuste quando seus salários base são próximos dos salários dos profissionais de nível superior que receberão 34,44%. O pleito dos sindicatos da saúde é que o reajuste seja realizado de forma isonômica para todos as categorias e trabalhadores, sem distinção.

Serão contemplados do projeto os servidores públicos, os celetistas vinculados à SES e os empregados públicos das Empresas de direito público que receberão o reajuste de 5%. A informação de que os empregados das Fundações de Saúde não seriam contemplados no projeto e que os empregados e parte dos servidores da SES seriam tratados com falta de isonomia deixou os sindicalistas revoltados e indignados.

A presidenta do Seese, propôs ao gabinete da deputada Gorette Reis, uma proposta de emenda afim de incluir os empregados das Fundações nos Projetos nº 67/2008 e o de nº 68/2022. A proposta teve o apoio dos parlamentares Georgeo Passos e Kitty Lima. Infelizmente nenhuma emenda foi aprovada e com isso os dirigentes sindicais ratificaram que o governo estadual cometeu uma injustiça com os servidores do Grupo 2 e 3 que só receberam o reajuste de 10%, enquanto os outros servidores receberam o reajuste de 34,44%.

Dessa forma, os Sindicatos irão elaborar outras estratégias para compensar essa perda dos servidores. Em nome de todos os sindicatos, o Seese já enviou um ofício afim de acelerar as negociações dos ACT’s das Fundações.

Reunião recente

Nessa segunda-feira, dia 21, os dirigentes sindicais da área da saúde, estiveram reunidos com representantes jurídicos da SES e das três Fundações (FHS, FUNASA e FSPH) e com a superintendente-executiva da SES, Adriana Menezes. Na oportunidade, a gestão estadual informou que o Governo pretende apresentar a proposta do ACT com o percentual de reajuste para a categoria.

Diante da explicação da gestão estadual, a deputada Goretti Reis afirmou que iria colaborar com os trabalhadores na elaboração da Emenda. A princípio, haverá uma reunião no dia 29/03 entre gestão e sindicatos para tratar do ACT da FHS. As demais Fundações irão determinar uma data para debater seus ACT’s. Diante mão, os dirigentes sindicais pleiteiam o reajuste de 34,44%, cujo encaminhamento já foi enviado, via ofício, ao Governo na tarde de terça-feira.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …