Breaking News

FNE participa de reuniões para discutir a Norma de Licenças e Afastamentos e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 dos empregados da Ebserh

FNE participa de reuniões para discutir a Norma de Licenças e Afastamentos e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 dos empregados da Ebserh.
Nos dias 07 e 08 de maio em Brasília, a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, participou de reuniões na sede da Ebserh, em Brasília, juntamente com representantes da comissão de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho(ACT) 2019/2020. No dia 07/05, ocorreu a reunião de retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), cuja pauta foi a discussão acerca da Norma para licenças e afastamentos dos empregados da Ebserh. Os representantes das entidades sindicais e da comissão de trabalhadores da Condsef/Fenadsef solicitaram que a gestão da empresa avalie algumas questões que são importantes para as categorias, como por exemplo a não restrição para acompanhamento de familiares em caso de internação. A proposta é o acompanhamento se dê dentro do período completo de internação. Outras propostas que trazem benefícios aos trabalhadores foram apresentadas e a Ebserh ficou de rediscutir internamente tais propostas.
No dia 08, a reunião teve como tema o ACT 2019/2020. Na última reunião em 11/04, os gestores da Ebserh, tinham se incumbido de levar para o Ministério da Economia a discussão sobre as negociações do ACT. Segundo a EBSERH, a proposta do Governo ficou mantida no sentido da retirada de 60% da reposição da inflação pelo INPC, retirada dos reajustes de benefícios, retirada do pagamento do retroativo, serão mantidas, retirada dos dois dias de abono garantidos no atual ACT e rejeição todas as cláusulas novas que foram enviadas pelas categorias.
Diante do exposto pela gestão as entidades sindicais presentes solicitaram que a Ebserh aceitasse o dissídio coletivo para que a matéria fosse discutida no TST. Os representantes da empresa se comprometeram a dar uma resposta até o dia 17/05. Participaram das reuniões, representantes da Condsef/Fenadsef, Fenam, Fne e Fenafar. As entidades devem agendar reunião com seus jurídicos já na próxima semana, 14. O objetivo da reunião será elaborar um documento conjunto solicitando a medição junto ao TST.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …