Breaking News

FNE participa de reunião no Rio Grande do Sul em prol dos Enfermeiros Americanos


Os enfermeiros têm uma história de luta muito árdua no mundo. Por isso, a solidariedade é a premissa da União Global de Enfermeiros (GNU), organização internacional à qual a FNE é filiada. Foi nessa perspectiva de fazer parte de uma rede de ajuda mútua, entre todos os enfermeiros do mundo, que a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, juntamente com a diretora do SERGS, Cláudia Franco, participou no último dia 19, de reunião no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). A finalidade do encontro foi buscar apoio para os enfermeiros do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, que estão sendo tolhidos de sua filiação ao sindicato, desrespeitando assim a legislação trabalhista dos Estados Unidos.
No início da manhã a presidente da FNE, Shirley Morales, visitou o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi bem recebida pelas diretoras e assessoria do sindicato. Na oportunidade, puderam conversar sobre as demandas do Sindicato. A vice-presidente da FNE, durante a conversa convidou a direção do Sindicato para participar da reunião com o Hospital Moinhos de Vento, buscando dessa forma, solidariedade com a situação dos Enfermeiros do Hospital Johns Hopkins. Shirley também convidou o Sindicato para participar da Conferência Nacional de Saúde que acontecerá no mês de Agosto e da atividade que a FNE desenvolverá na 16a CNS.
O Hospital Moinhos de Ventos/RS é uma referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, sendo reconhecido nacional e internacionalmente, e é afiliado do Johns Hopkins Medicine Internacional (JHI). Durante a reunião, pela tarde, a vice-presidente da FNE, Shirley Morales, esclareceu o impasse vivido pelos enfermeiros de Baltimore à direção do Hospital Moinho dos Ventos. Também ressaltou que um dos objetivos da visita seria solicitar autorização do hospital para conversar com a categoria, a fim de obter apoio aos enfermeiros americanos. A diretoria do hospital Moinho dos Ventos, comunicou que precisaria fazer uma consultoria jurídica para que fosse liberada essa campanha de solidariedade e solicitou que a FNE formalizasse o pedido.
A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul, Cláudia Franco, que também participou da conversa com a direção do Hospital, gravou um vídeo para FNE, mostrando a solidariedade dos profissionais gaúchos para com os enfermeiros dos Estados Unidos.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …