AVISO DO SEESE
FNE e Seese participam de reunião nacional da Ebserh

FNE e Seese participam de reunião nacional da Ebserh

A presidente em exercício da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales esteve em Brasília no dia 18 para participar da reunião de negociação nacional com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião foram debatidos dois eixos, entre eles, o corte de ponto dos profissionais que aderiram à paralisação nacional contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, nos dias 28 de abril e 31 de maio, e a morosidade do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 (ACT).
A diretoria da FNE argumentou de todas as formas que o corte de ponto seria indevido, juntamente com a diretoria da Condsef e Fenam, pleiteou o abono das faltas e que caso não fosse possível que fosse dado a oportunidade de compensação das horas paradas ou desconto do banco de horas positivo. No entanto, a direção da Ebserh foi extremamente impositiva e declarou que haverá desconto nos salários dos profissionais que aderiram à paralisação. Frente à essa negativa, os representações sindicais tomarão as medidas cabíveis.
Sobre o ACT foram debatidas as cláusulas sociais e econômicas. Infelizmente não houve avanço desde a última contraproposta que a gestão encaminhou em abril/2017. Na verdade, houve um retrocesso na cláusula 9 que trata do banco de horas. Para a presidente em exercício da FNE, Shirley Morales, isso é extremamente preocupante. “Nós vemos isso com bastante preocupação e sensibilizaremos os sindicato estaduais a realizarem suas assembleias para que a categoria possa se pronunciar sobre os retrocessos da Ebserh em relação ao ACT”.