Breaking News

FNE é eleita para fazer parte da coordenação de comissões Intersetoriais do CNS


A 317ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorreu em Brasília, nos dias 16 e17 de maio. A vice-presidente da Federação Nacional de Saúde (FNE) e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) Shirley Morales, participou da reunião, que teve em sua pauta, a discussão da desvinculação de receita da União para o SUS; os acidentes de trabalho no Brasil; perspectivas da implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde; Política Nacional de Saúde Mental e questões da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Outro assunto bastante pertinente que foi abordado na 317ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde a restrição orçamentária na educação. O corte de 30% no repasse destinado às universidades federais, programas de pesquisas e entidades estudantis, prejudicou o ensino público. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), repudiou as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro, já que essa ação orçamentária é um retrocesso na educação do nosso país. A vice-presidente da FNE, Shirley Morales aproveitou a reunião para fazer uma proposta de recomendação, que foi aprovada pelos conselheiros, para que se possa discutir o desmonte na educação brasileira em todas as instâncias do controle social. O objetivo é que o tema possa ser analisado e debatido pelos conselhos estaduais e municipais, com as entidades conselheiras nacionais e órgãos governamentais e internacionais, para que cheguem a uma solução para os entraves na educação do nosso país.
A questão das mudanças nas normas de segurança do trabalho foi bastante discutida durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde. Os conselheiros e conselheiras recomendaram ao Ministério da Economia (ME) e o Ministério Público do Trabalho que não permitam a flexibilização de normas que garantem segurança aos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Na ocasião, os conselheiros procederam a eleição dos novos coordenadores das comissões Intersetoriais do CNS que têm por objetivo assessorar e subsidiar a mesa diretora do Conselho. A vice-presidente Shirley, foi eleita para fazer parte da coordenação adjunta de duas comissões: a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher e a Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar.
Conselheiros recebem vacina contra a gripe durante a reunião do CNS
A vacina contra a gripe, fez parte do cenário da 317ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, quando os conselheiros nacionais puderam receber a dose da vacina. A vice-presidente da FNE, Shirley Morales, aproveitou a ocasião para ser vacinada.
Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas, a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonia, já que a gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …