Breaking News

FNE assume cadeira titular do CNS

Foi realizado no dia 11 de novembro o processo eleitoral do quadro de entidades e movimentos sociais do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foram eleitas novas entidades para ocupar as 40 composições do colegiado, compostas por titulares e suplentes, até o ano de 2024.

A prévia da eleição do segmento de profissionais de saúde foi realizada no dia 08/11, durante o FENTAS (Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde). A federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) ficou como titular, a CNTS ocupa a 1ª cadeira suplente e a Federação Nacional dos Odontólogos como o 2º suplente. A eleição ocorreu em formato totalmente virtual, com voto secreto e auditável por empresa com experiência na área, que gerenciou o processo em sistema específico junto à Comissão Eleitoral, em Brasília.

Na oportunidade, a presidenta da FNE, Shirley Morales, agradeceu a CNTS pelo apoio e reconhecimento do trabalho desempenhado pela Federação dos Enfermeiros, permitindo assumir a cadeira de titular no CNS.  

As entidades e movimentos sociais eleitas(os) representarão os usuários do SUS, os profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica), prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde. O CNS é formado por 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes.

A posse dos novos conselheiros e conselheiras de saúde será no dia 16/12. Na mesma data, serão escolhidos os integrantes da mesa diretora e o novo presidente ou presidenta do Conselho.

FONTE: Ascom Seese com informações do site do CNS.

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …