AVISO DO SEESE
Enfermeiros pedem mudanças em PL

Enfermeiros pedem mudanças em PL

Reunidos em Audiência Pública na capital brasileira, profissionais da enfermagem de diversos estados discutiram junto com a deputada federal Benedita da Silva possíveis mudanças no texto do Projeto de Lei de número 4702/2012, o qual solicita a regulamentação do exercício de cuidador de pessoa idosa. Conforme destacado por Shirley Morales, membro da Federação Nacional dos Enfermeiros, e presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE), é necessário que antes de encaminhar o PL para apreciação das comissões de deputados, alterações devem ser realizadas nos artigos de número: dois e cinco.

A sindicalista destacou que a classe trabalhadora não é contra a regulamentação no conjunto, mas é crítica ao projeto que, em parte do texto atual, permite que os cuidadores realizem constitucionalmente o repasse de medicamentos e demais funções já realizadas pelos enfermeiros. “Infelizmente durante a audiência nós não pudemos nos manifestar, mas as entidades ligadas à nossa categoria continuam pleiteando essa mudança a fim de valorizar o profissional de enfermagem no Brasil. Esperamos agora que esta mudança seja debatida nas próximas reuniões da comissão”, afirmou.

Sobre uma possível aprovação da PL 4702/2012, Morales voltou a enaltecer o apoio que os enfermeiros possuem a outras categorias ligadas à saúde pública, desde que os direitos e deveres dos enfermeiros não sejam atingidos ou retirados parcialmente. Segundo a presidente, o SEESE está atento a todas as manobras administrativas protagonizadas no Congresso Nacional. “Somos a favor desta regulamentação, desde que não venha a ferir nossa atuação como enfermeiro. Retirando esses artigos do PL, iremos deixar de incitar o debate. Estamos atentos a cada nova situação com o propósito de defender nossa categoria”, pontuou Shirley.