Breaking News

Enfermeiros de Atenção Básica participam de Assembleia no Seese

Enfermeiros que atuam na Atenção Básica de diversos municípios de Sergipe estiveram na tarde de ontem (31), na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), para discutirem a portaria 2.436/2017, que trata da Política Nacional de Atenção Básica.

A presidente do SEESE, Shirley Morales, expôs para a categoria, de forma didática, as principais alterações que impactaram a atenção primária à saúde do Brás. As principais dúvidas dos enfermeiros sobre a portaria 2.436/2017 foram sanadas. Na oportunidade, Shirley Morales fez uma retrospectiva do debate no Conselho Nacional de Saúde (CNS) sobre o Política Nacional de Atenção Básica(PNAB). O CNS fez recomendações ao Ministério da Saúde (MS) que procedesse um debate democrático mais aprofundado com a sociedade, antes de ser alterar a PNAB. Mesmo sem a deliberação do pleno do CNS, o MS e a Comissão Intergestores Tripartite(CIT) pactuaram e publicaram a portaria. A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) entrou com uma ação na  justiça federal solicitando que a nova PNAB seja seja suspensa até que sejam discutidas com afinco essas mudanças .

Durante a assembleia, a categoria traçou estratégias de enfrentamento aos prejuízos acusados pela portaria e teve a certeza de que o Sindicato estará de portas abertas para ajudar a os enfermeiros no que for necessário.

Check Also

Diretoria do Seese dispara ofícios para hospitais e clínicas particulares de Sergipe questionando a implementação do piso salarial

O Seese tem agido proativamente em defesa dos direitos dos profissionais enfermeiros do estado. Recentemente, …