Breaking News

Enfermeiros de Aracaju retornam às suas atividades, mas permanecem em estado de mobilização

Mesmo com a greve encerrada, enfermeiros do município de Aracaju voltam às suas atividades, mas permanecem em estado de mobilização. Após os 45 dias, os servidores da saúde de Aracaju decidiram finalizar a greve na última sexta-feira, dia 15. O motivo: a Prefeitura de Aracaju concedeu um reajuste salarial de 4,42%, o menor reajuste dado até o momento, pois outras categorias tiveram um benefício maior, alteração da tabela salarial no percentual de 8% para o ano de 2016. A readequação salarial foi utilizada como justificativa da gestão para o tratamento desigual dado aos servidores da saúde.

A gestão municipal fez o anúncio pela manhã, e no período da tarde, os sindicatos envolvidos no movimento grevista se reuniram em assembleia geral e “acataram” esse reajuste, dando as costas ao poder municipal como forma de protesto, pois o percentual solicitado foi de 12,5%. A próxima assembleia unificada dos servidores vai acontecer em 1º de agosto, no Sindicato dos Bancários, às 14 horas.

Segundo a prefeitura, o percentual de reajuste de 4,42% foi o resultado do cálculo do IPCA/IBGE de janeiro a junho deste ano, baseado no limite máximo do percentual que poderia ser concedido durante o período eleitoral, nos termos da art. 73, inciso VIII, da Lei Federal 9.504/97. Desta forma, o reajuste salarial só será retroativo a julho deste ano.

Se não fossem os atos e mobilizações, mais precisamente, a pressão que o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe com as demais categorias deste movimento fizeram, a Prefeitura não teria anunciado o percentual de reajuste. A insatisfação continua, pois nem o 13º salário e 1/3 das férias dos servidores foram pagos até este momento. “Nós aceitamos o reajuste, mas repudiamos a forma como sempre fomos tratados pelo prefeito, o que pesou para o encerramento da greve foi que apesar da insatisfação com a discriminação da prefeitura, os trabalhadores se sensibilizaram com a questão da saúde da população”, relatou Shirley Morales, presidente do Seese.

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …