Breaking News

Em reunião virtual do CES, Seese pede recomendação buscando melhorias na CRU

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 28, através de uma videoconferência, a 235ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE). O objetivo do encontro foi o de apresentar aos membros do Conselho os informes, aprovar o Comitê Intersetorial Estadual de Acompanhamento a Covid-19 e debater medidas para melhorar a assistência à população durante a pandemia

Devido a problemática em torno da Central de Regulação e Urgência (CRU) referente aos encaminhamentos das viaturas do SAMU para atendimento e encaminhamento de pacientes suspeitas da Covid-19, o tema foi incluído na pauta da reunião. Na oportunidade, foi aprovada a construção de recomendação do CES para traçar melhorias. O Seese será a entidade responsável em elaborar a recomendação preliminar que será enviada para apreciação da mesa diretora.

A presidenta do Seese e conselheira, coordenadora de Finanças da Mesa Diretora do CES, Shirley Morales, irá incluir na recomendação que os profissionais da CRU tenham experiência em atendimento pré-hospitalar, de no mínimo 2 (dois) anos, a fim de que as informações sejam passadas corretamente, sem nenhuma falha para a equipe do SAMU, principalmente nesse período de pandemia. Segundo os trabalhadores, alguns problemas enfrentados pelas equipes estão correlacionados à inconsistências nas informações técnicas para o socorro das vítimas. Além disso, haverá outras exigências a exemplo do preenchimento do Documento Único de Solicitação de Vagas (DUSV) para transferência, entre outros.

Entre as pautas debatidas na reunião, foi aprovada a criação do Comitê de Acompanhamento da Pandemia. Os membros integrantes serão a mesa diretora do CES, representantes dos Conselhos Municipais, entidades e órgãos fiscalizadores que queiram fazer parte dos debates do controle social referente a pandemia.

A pauta relacionada a Saúde do Trabalhador foi remarcada para a próxima reunião, com data a ser definida, uma vez que a gestão estadual, contrariando as normativas do Ministério da Saúde (MS), alterou o critério do afastamento dos servidores suspeitos com a doença Covid-19 de 14 dias para 7 (sete) dias de isolamento domiciliar/social.  

Em relação as denúncias dos servidores e pacientes, acerca do poder público estar arcando com as análises dos testes do coronavírus do setor privado, os membros da reunião decidiram debater esse assunto na próxima reunião. Também serão analisados os protocolos de organização dos leitos da observação, estabilização, enfermaria e de retaguarda que serão enviados pela gestão estadual ao Conselho Estadual de Saúde. Além desses protocolos, ficou acordado que eles encaminharão os fluxos de serviços para a apreciação. Shirley Morales requisitou à mesa construção de um parecer sobre essas pautas.    

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …