Breaking News

Durante reuniões, entidades da Mesa de Negociação da EBSERH decidem por convocação nacional com indicativo de greve

Em menos de 01 (uma) semana, os dirigentes sindicais da FNE, FENAFAR, FENAM, CONDSEF/FENADSEF e CNTS estiveram reunidos 03 (três) vezes para tomar decisões a favor dos trabalhadores da EBSERH para que não percam seus direitos já conquistados em acordos anteriores ao ACT de 2020/2021.

Entidades reunidas no dia 19/04

No dia 19/04, os dirigentes sindicais traçaram estratégias diante do despacho do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que manifestou a possibilidade de um prazo maior para a EBSERH se pronunciar acerca da manutenção do processo de mediação. Mas é importante ressaltar que o prazo final da prorrogação da sentença normativa do ACT 2019/2020 será 30 de abril.

Desta forma, as entidades enviaram um documento ao TST solicitando que o órgão federal reveja o prazo concedido à EBSERH acerca da resposta sobre a manutenção da mediação pré-processual. Para os sindicalistas, a postergação da definição da empresa em torno das propostas dos trabalhadores para o ACT 2020/2021 está impraticável.

Reuniões subsequentes  

No dia 20, os sindicalistas estiveram reunidos com os assessores jurídicos de suas respectivas entidades para receber esclarecimentos em relação aos dissídios coletivo e de greve das categorias em relação ao referido ACT. No dia 22/04, as assessorias jurídicas encaminharam ao TST um documento em nome de todas as entidades requisitando que o juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal, Dr. Giovanni Olsson, antecipasse o prazo dado a EBSERH para o dia 26/04, tendo em vista a prorrogação da sentença normativa que terminaria no dia 30/04. Após essa data, os funcionários ficariam sem amparo legal. O pedido foi deferido pelo juiz.

Reunião do dia 22/04

Após esse resultado positivo para os trabalhadores, os sindicalistas estiveram novamente reunidos, dessa vez no dia 22, para distribuir as demandas e organizar uma plenária nacional conjunta que acontecerá nesta terça-feira, dia 27, às 20h. O objetivo é avaliar todo o processo de mediação com deliberação de indicativo de greve ou mobilização para o mês de maio diante da negativa de negociação por parte da EBSERH.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …