Breaking News

Durante fiscalização, Seese e CMS encontram várias irregularidades nas USF Hugo Gurgel e Francisco Fonseca

Com o objetivo de avaliar as condições de trabalho e a assistência prestada à população, a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, acompanhada de conselheiros municipais da saúde de Aracaju, realizaram nesta segunda-feira, dia 19, fiscalizações nas Unidades de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio e a USF Francisco Fonseca, situada no bairro 18 do Forte.

USF Hugo Gurgel

Durante a inspeção na USF Hugo Gurgel, Gabriela Pereira e o conselheiro Edvaldo Santana verificaram que alguns dispensadores de álcool em gel estavam quebrados e outros sem o insumo; havia ventiladores e ar condicionados quebrados; o banheiro da sala de Observação estava sem o vaso sanitário; não havia balança em alguns consultórios, constataram também a inexistência de ar condicionado na sala de Esterilização e ausência de alguns medicamentos, a exemplo, de paracetamol e polaramine.

Os trabalhadores informaram que mesmo havendo extensão no horário de funcionamento por conta da pandemia, a unidade não possui profissionais de vigilância e como consequência, gera insegurança aos usuários e profissionais que trabalham no local. A USF Hugo Gurgel é uma das unidades que oferece aplicação da vacina Covid, mas devido a deficiência de funcionários para recepcionar os usuários, a população realiza o cadastro na USF juntamente com os demais usuários que vão em busca de outros serviços e recebem a vacina na paróquia que fica em frente a Unidade, e isso gera aglomeração e risco de contaminação do vírus SARS-COV-2.

USF Francisco Fonseca

Na USF Francisco Fonseca, contaram com o apoio da conselheira Gedalva Araújo, que representa a categoria de usuários no CMS. Na inspeção in loco foi constatado subdimensionamento de profissionais de enfermagem; aglomeração provocada pela aplicação da vacina Covid dentro da USF; o banheiro feminino dos usuários estava interditado; ausência de medicamentos, a exemplo da azitromicina e prednisona; a quantidade de balanças pediátrica e adulta é insuficiente para os profissionais.

Muro de contenção da USF Francisco Fonseca

Foi verificado também que alguns ventiladores estavam com defeito; a autoclave da CME estava quebrada; e não havia recipiente de preservativos na unidade. Outro fato observado por Gabriela e os conselheiros foi em relação ao muro de contenção dos fundos e lateral da USF. Funcionários relatam que quando chove, a água escorre por canos do muro e provoca alagamento dentro da unidade de saúde.

Diante do que foi constatado durante as duas fiscalizações, a vice-presidenta do Seese informa que irá encaminhar relatório à gerência das Unidades e à SMS cobrando resolutividade das problemáticas, bem como, solicitará uma reunião com a Secretaria para tratar das irregularidades que precisam ser sanadas o quanto antes.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …