AVISO DO SEESE
Dirigentes sindicais da área da saúde participam de audiência extrajudicial no MPE

Dirigentes sindicais da área da saúde participam de audiência extrajudicial no MPE

Enfermeiros e os demais servidores que atuam na área da saúde do município de Aracaju, realizaram nesta manhã, mais uma mobilização por conta do atraso no recebimento do salário. Desta vez o ato público aconteceu em frente ao Ministério Público Estadual (MPE), onde após o ato, os servidores participariam de uma reunião com os promotores destinados a fiscalizar a área da saúde.

A reunião se transformou em ‘ação extrajudicial’ para tratar sobre a desassistência a população nas unidades de pronto atendimento em Aracaju que acabou repercutindo no funcionamento do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Não contente com a alteração da pauta, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, informou que a razão dessa precariedade é justamente o atraso no pagamento dos servidores que ainda não receberam os salários referente ao mês de setembro. Na ocasião, os representantes das 11 categorias da saúde ameaçaram deixar a audiência caso o MPE não colocasse em pauta a questão sobre o pagamento dos salários.

A reação dos servidores deu resultado e a audiência aconteceu a portas fechadas, sem a presença da imprensa, podendo somente participar dois representantes de cada sindicato. Na oportunidade, Shirley Morales apresentou um documento mostrando mais uma vez denúncias acerca da caótica situação em que se encontra o setor saúde de Aracaju e das irregularidades quanto ao pagamento dos servidores, solicitando desta forma, o bloqueio das contas públicas da Capital.

A audiência que aconteceu em três horas, estabeleceu os seguintes pontos: que a Prefeitura deve pagar os vencimentos dos trabalhadores da saúde do mês de setembro até o dia 28 de outubro. Havendo o pagamento, as categorias retornarão às suas atividades no dia seguinte. Outro ponto foi que os sindicatos repassarão para as suas bases, a proposta da Prefeitura de pagamento do salário referente ao mês de outubro no dia 11/11, porém a base sindical não aceitou essa proposta e lançaram a contraproposta da Prefeitura pagar os salários até o dia 05 de novembro, o que não foi aceito pela Gestão. E por fim, que o município de Aracaju se compromete a apresentar o cronograma até o dia 05 de novembro, com todas as parcelas salariais restantes de pagamento desses servidores, inclusive o 13º salário. No cronograma irá contemplar a proposta de pagamento da folha líquida da saúde no dia 11 de novembro referente ao mês de outubro, com prioridade sob qualquer fornecedor ou as demais secretarias.

Assembleia

Durante assembleia realizada na tarde de hoje, dia 25, na sede do Sindicato dos Enfermeiros, a direção do Seese repassou todas as informações da audiência extrajudicial realizada nesta manhã no Ministério Público Estadual (MPE). Na ocasião, ficou deliberado a agenda de lutas do movimento dessa semana e que a próxima Assembleia acontecerá no dia 31, às 14h00 na Sede do próprio Sindicato.