Breaking News

Diretoria do Seese questiona repasse do Previne Brasil à gestão de N. Sra do Socorro

A vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, acompanhada da diretora Silvana Gois, participou nos dias 01 e 08 de dezembro da Mesa de Negociação da Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, para tratar da pauta do Projeto de Lei que institui o pagamento por desempenho, PREVINE BRASIL. Além do Seese, participaram os dirigentes sindicais representando os Dentistas, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e servidores administrativos.

Na oportunidade, os sindicalistas defenderam que todo o percentual (100%) fosse repassado aos trabalhadores da saúde. A diretoria do Seese requisitou que o desempenho fosse pago considerando as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP), conforme consta na Portaria do Ministério da Saúde nº 2979/2019. Porém, o secretário da saúde do município de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, não acatou a proposta e fechou um percentual de 65% para os membros dessas equipes, 15% para apoiadores, gerentes, coordenadores e recepcionistas, e 20% para a gestão.

É importante ressaltar que o Seese não concorda com essa forma de rateio, uma vez que o pagamento por desempenho se trata de uma das formas de financiamento que se baseia no cumprimento de metas por equipe, seja ESF ou EAP. As diretoras solicitaram ao gestor municipal que fosse repensada uma divisão justa, baseada nas responsabilidades e nas cobranças que advirão aos profissionais. Não houve acordo com os sindicatos e a gestão, mais uma vez, fez valer a proposta inicial de divisão por igual entre todos.

Os critérios para recebimento da gratificação também foram debatidos durante a reunião que contou com a presença do vereador Elmo Paixão (Partido Progressista). Os dirigentes sindicais requisitaram a extração dos critérios que, de maneira subjetiva, retira o direito do trabalhador fazer jus ao pagamento por desempenho. Entre os critérios estão: não ter resolutividade no trabalho; não trabalhar em equipe e licença prêmio sem definir quantidade de dias.

Após a reunião, a diretoria do Seese decidiu que irá convocar uma Assembleia com os enfermeiros para repassar maiores detalhes da negociação e planejar os pleitos da categoria para o ano de 2022.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …