AVISO DO SEESE
Diretoria do Seese com demais dirigentes sindicais da área da saúde se reúnem com gestores da SMS

Diretoria do Seese com demais dirigentes sindicais da área da saúde se reúnem com gestores da SMS

A bancada sindical da área da saúde do município de Aracaju se reuniu nesta manhã com o secretário municipal de Saúde, André Sotero, a secretária adjunta, Ana Débora Santana e a coordenadora de Atenção Básica, Guadalupe Ferreira. Durante o encontro que aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), o secretário disse que a filosofia da sua gestão será o diálogo com os trabalhadores da saúde. Em uma conversa franca com os líderes sindicais, ele relatou os seus propósitos à frente da pasta e com um ar de preocupação, informou que a atual situação financeira está caótica.

Um dos objetivos da atual gestão é equilibrar as contas da SMS para gerar receita e revigorar os serviços da saúde pública, como também reconstruir o Sistema Único de Saúde (SUS). Um ponto bastante requisitado pelos dirigentes foi em relação a segurança dos trabalhadores e dos usuários nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no próprio Cemar. Não é de agora que as USF’s estão sendo invadidas por marginais.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, indagou o que consta no contrato com a empresa que presta esse tipo de serviço. Pois o que foi passado para os servidores é que os vigilantes só devem fazer a segurança de patrimônio. Respondendo o questionamento de Shirley, o secretário informou que já solicitou à assessoria jurídica para analisar esses contratos e foi constatado que a empresa tem sim que fazer a vigilância e zelar pela segurança dos funcionários. “O contrato é extensivo à segurança das pessoas. Portanto, a prestadora de serviços terá que cumprir o contrato na íntegra”, reforçou André Sotero.

Para encerrar a reunião, as categorias presentes propuseram a reabertura da mesa de negociação do SUS municipal. Os gestores concordaram e já marcaram a primeira reunião para o dia 01 de fevereiro.