AVISO DO SEESE
Direção do Seese dá palestra sobre o Câncer de Mama

Direção do Seese dá palestra sobre o Câncer de Mama

Aproveitando o mês mundialmente conhecido como “Outubro Rosa”, na última quinta-feira, dia 27, a direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), foi convidada pela empresa Patrus Transportes Urgentes, para dar uma palestra sobre o câncer de mama. Com o intuito de informar sobre a prevenção e diagnóstico precoce, a palestra foi direcionada não apenas as mulheres, mas também aos homens que podem adquirir esse tipo de câncer.

Na ocasião, além da entrega do símbolo desta campanha, que são os lacinhos rosas, foi abordado que um dos principais tipos de câncer nas mulheres, é o de mama. E por isso a direção do Seese explicou os fatores de risco, o modo de prevenção através da atividade física e alimentação saudável, que é fundamental evitar o tabagismo, o alcoolismo, como também, que é imprescindível realizar o exame clínico pelo profissional médico ou enfermeiro.

A diretora do Seese, Gabriela Pereira, relata que é importante fazer o diagnóstico precoce. “A mamografia no        município de Aracaju pode ser realizada anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade. Já para aquelas que possuem um fator de risco na família, a mamografia pode ser realizada aos 35 anos, com a solicitação médica. Hoje em dia, quanto mais cedo detectar o câncer, melhor o prognóstico”. Dentro do tratamento tem a cirurgia, a quimioterapia e radioterapia. Todos estes serviços são oferecidos pelo SUS. A diretora Gabriela ressaltou ainda que “a melhor forma de combater o câncer de mama é sem dúvidas, a prevenção”!