Breaking News

Coordenadora das Comissões de Saúde Suplementar participa em Brasília de reunião do Conselho Nacional de Saúde(CNS)

A coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales, participou no dia de ontem (16) em Brasília, da reunião da mesa diretora com as Comissões do CNS, para discutir estratégias de mobilização para a 16ª Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá em 2019. A 16a conferência toma como base os eixos temáticos da 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história da saúde pública brasileira. Isso porque ela foi à primeira, em âmbito nacional, aberta à sociedade. O resultado do evento gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição de 1988, que consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo agora é retomar bandeiras da 8ª Conferência, como a da luta pela integralidade do SUS, e somar a elas as demandas que a sociedade apontou nos últimos oito anos como, por exemplo, a questão da saúde mental, da atenção básica, da pessoa com deficiência, da saúde indígena.
A Representante da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales,  esteve reunida com as comissões do Conselho para colocar as principais bandeiras de luta da CISS, entres elas a discussão sobre o PL 7419/2006, que traz alterações quanto à regulamentação dos planos de saúde, essas mudanças trazem prejuízos  imensos à população brasileira. Hoje os investimentos públicos no setor privado e filantrópico é maior do que o investido no sistema único de Saúde. “ O que acontece é a imersão dos princípios constitucionais. O governo federal tem investido muito no setor privado quando se poderia investir mais no setor público e ter resultados mais eficientes e eficazes”, frisou a Coordenadora da Comissão, Shirley.

Durante as reuniões das comissões, foi abordado a proposta de seminário, organizado pela CISS, que funcionaria como parte preparatória para a 16º Conferência Nacional de Saúde. O seminário será realizado na Câmara do Deputados, no dia 5 de junho, e tratará a discussão das temáticas relacionadas a saúde suplementar.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …