Breaking News

Comissões Intersetoriais do CNS debatem a PAS 2021 e o PNS 2020/2023

Os coordenadores das Comissões Intersetoriais e Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), estiveram reunidos no dia 29/04, para debater a análise desenvolvida pela Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) acerca da Programação Anual de Saúde (PAS) 2021 e do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2020/2023.

A FNE foi representada pela presidenta, Shirley Morales, que também é coordenadora adjunta das Comissões Intersetoriais de Saúde da Mulher (CISMU) e de Saúde Suplementar (CISS) e da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB).

A Cofin relatou que o Ministério da Saúde (MS) retirou uma série de objetivos e ações que são de extrema importância para o fortalecimento e investimento do SUS, principalmente nesse período de pandemia que o Brasil vem enfrentando.

“O ideal seria que o Ministério da Saúde inserisse no PNS ações compensatórias sobre o que ocorreu em 2020. É preciso trabalhar a promoção e prevenção em saúde na rede de atenção primária, uma vez que estamos vivendo tempos de sobrecarga nos serviços de média e alta complexidade e de alta taxa de ocupação nas UTIs. É necessário fortalecer as medidas de prevenção sanitária para evitar os agravamento dos quadros clínicos, afim de conter a cadeia de transmissão da Covid-19”, disse Shirley Morales. A Cofin solicitou que os coordenadores avaliem os dois instrumentos de gestão e realizem contribuições.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …