Breaking News

Atenção primária no Sistema Único de Saúde é debatido em Brasília

Nesta terça-feira, 17/04, Brasília foi o palco do Seminário Atenção primária à saúde: Estratégia chave para a sustentabilidade do SUS e contou com a participação da conselheira nacional de saúde, Shirley Morales, da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que tem como objetivo exercer um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos países-membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.
Na visão dos representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), houve um crescimento na cobertura universal através da atenção básica, na última década. No entanto, os conselheiros fizeram críticas à gestão nos dois últimos anos, que vêm fragilizando de forma sistemática uma das maiores políticas sociais do mundo.  A programação contou com a participação de comunidades científicas e estudiosos brasileiros da temática, bem como de outros países.

Shirley Morales, Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), aproveitou para  recordar que a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi reformada no ano passado sem ampliar diálogo com a sociedade e com o controle social. As mudanças fragilizam as estratégias primárias na saúde no país. “É a população brasileira que está sendo renegada. Para fazer um SUS forte, temos que dar continuidade ao que já existe”, Frisou.

Os debates tiveram as participações dos pesquisadores James Macinko, professor da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, e do Carlos Ocké,pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além do presidente do CNS, Ronald dos Santos, enriquecendo a discussão sobre as questões de Saúde no Brasil e no mundo.
O evento se estende até amanhã , com a finalidade de contribuir para a promoção da saúde nas Américas.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …