Breaking News

Após receber denúncias sobre o Hospital de Campanha, Seese participa de reunião com o vereador Américo de Deus

A diretoria do Seese recebeu denúncias acerca da infraestrutura do Hospital de Campanha, que passou a funcionar recentemente pela Prefeitura Municipal de Aracaju com capacidade de 152 leitos. Com o objetivo de encontrar soluções para as problemáticas, a presidenta do Seese, Shirley Morales, participou de uma videoconferência com o vereador Américo de Deus.

O acesso remoto realizado nesta quarta-feira, dia 24, também contou com a participação das assessorias jurídica e de comunicação do parlamentar. Entre as denúncias repassadas ao Sindicato está a instabilidade de pressão da rede de gases do Hospital situado no Campo do Sergipe, em Aracaju. Segundo relatos dos trabalhadores da saúde, está havendo aumento da pressão do gás, provocando pneumotórax (trauma pulmonar) em alguns pacientes que precisam urgentemente serem transferidos para outros hospitais, a exemplo de uma paciente enfermeira (acometida com a Covid-19 enquanto trabalhava) que precisou ser transferida para um leito de UTI do Hospital Universitário (HU). Pois o próprio Hospital de Campanha não possui leitos de UTI.

Além da instabilidade da pressão dos gases, no último dia 23, a rede de gás parou de funcionar e com isso, os profissionais de saúde necessitaram usar os equipamentos que tinham em mãos, como o torpedo de oxigênio e precisaram ambuzar por muito tempo os pacientes. Lamentavelmente, alguns não resistiram e foram a óbito segundo denúncias ao Seese.

Entre as reclamações, está também o subdimensionamento dos profissionais de algumas categorias. Na área da enfermagem, dos 80 enfermeiros credenciados para trabalhar no Hospital de Campanha, apenas 27 foram contratados e alguns deles não puderam assumir por conta da incompatibilidade com o horário de outros trabalhos, uma vez que a PMA só estavam convocando pessoal para o turno da manhã. A Central de Regulação de Urgência (CRU) vem recebendo constantemente chamados para enviar viaturas do SAMU para resolver problemas hospitalares, quando na verdade o serviço do SAMU é realizar atendimento pré-hospitalar.

De acordo com Shirley Morales, as informações que foram repassadas serão encaminhadas ao Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Federal, Conselho Regional de Enfermagem e ao gabinete de parlamentares. “Nosso compromisso com o povo nos leva a estudar o caso e tomar providências na medida do que é possível. Por isso entramos em contato com o parlamentar Américo de Deus, para que ele possa nos ajudar, pois sabemos do compromisso do Vereador para com a saúde pública e para com a população aracajuana”.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …