Breaking News

NOTA DO MOVIMENTO INTERSINDICAL SOBRE CICLO DE REUNIÃO COM CANDIDATOS A PREFEITO DE ARACAJU

logotipo-seese-300x100

Os Sindicatos que subscrevem essa nota vêm a público esclarecer que se reuniram na tarde da última terça-feira, dia 11, com os candidatos a prefeito e vice-prefeita da municipalidade de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT). A ideia partiu das lideranças em decorrência de uma série de lutas unificadas motivadas por sucessivos ataques praticados pelo atual prefeito João Alves Filho (DEM) contra conquistas e direitos consolidados dos servidores, com profundos rebatimentos especialmente nos trabalhadores vinculados à área da saúde.

O convite para esse canal de diálogo foi realizado de forma igualitária aos adversários políticos e também postulantes aos cargos, Valadares Filho (PSB) e Pr. Antônio dos Santos (PSC), e o movimento intersindical permanece aguardando um aceno dessas forças para que os processos negociais já iniciem antes mesmo do resultado final do pleito eleitoral, pois esse pode ser um termômetro indicativo de como as relações entre as partes se processarão na próxima gestão.

Na oportunidade foi apresentada e debatida uma carta compromisso com uma pauta de reivindicações coletivas que o movimento identificou como inadiável para a melhoria da assistência ofertada à população e o resgate da dignidade dos trabalhadores: realização de concurso público no decorrer da gestão, implementação da mesa de negociação do SUS e do SUAS, recomposição das perdas salariais considerando inclusive a diferença dos 8%, que quebrou a tradição do reajuste linear até então preconizado pelos gestores anteriores, regularização do pagamento dos salários dentro do mês com divulgação de calendário prévio e cumprimento do Art. 72 do novo estatuto do servidor municipal que versa sobre a insalubridade, para o qual o prefeito João Alves Filho também não tem dispensado tratamento isonômico para a totalidade dos servidores.

Os candidatos assinaram a carta ressaltando que algumas dessas demandas são pontos pacíficos porque estão atreladas à concepção de Estado que baliza seu projeto de governo. No que tange às questões que terão impactos orçamentários imediatos, a resposta foi que os mecanismos para as solucionar seriam discutidos de forma bilateral tendo em vista que ainda não se tem uma dimensão exata da situação financeira em que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) efetivamente se encontra.

Resta oportuno esclarecer para a sociedade sergipana e em especial para os trabalhadores representados pelos sindicatos subscritos, que o diálogo respeitoso e as sessões de fotos dele decorrente, em momento algum sinaliza um apoio irrestrito e antecipado a qualquer um dos candidatos, pois o voto é uma relevante conquista da cidadania, pessoal e intransferível, depende da livre consciência de cada pessoa e certamente estará associado às concepções de gestão e projetos partidários que os postulantes defendem. Dessa forma, o movimento intersindical ratifica sua absoluta independência e autonomia para travar enfrentamentos sempre que as respectivas bases legitimamente organizadas julgarem necessário e oportuno.

Finalizando, reiteramos nossa disponibilidade para expor os mesmos argumentos aos candidatos que ainda não agendaram esse contato inicial através dos canais de comunicação que foram informados quando do encaminhamento do ofício/ convite.

Assinam essa nota: Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Sergipe (SINDASSE); Sindicatos dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE); Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (SINPSI); Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição de Sergipe (SINDNUTRISE); Sindicato dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias de Aracaju (SACEMA); Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (SINDFARMA); Sindicatos dos Odontólogos de Sergipe (SINODONTO); Sindicato dos Fisioterapeutas de Sergipe (SINTRAFA); Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (SINTASA).

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …