Breaking News

FNE e Seese participam de debate sobre as PICs no FENTAS

A presidenta da FNE, do Seese e conselheira do CNS, Shirley Morales, participou na noite desta segunda-feira, dia 05, de um debate promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) para tratar da política nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs).

Durante a videoconferência, os participantes discutiram a notícia de possibilidade de transferência desta política nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS) para outra Secretaria do Ministério da Saúde (MS). Foi realizado um debate construtivo acerca da importância das PICs ter sua própria Coordenação e um espaço no organograma do MS. Os componentes do Fentas compreendem que a Política das PICs é relevante em todas as redes de atenção à saúde, em todos os níveis de complexidade e densidade tecnológica, e que não está restrita somente à APS.

No entanto, a permanência na SAPS é extremamente importante dada a conjuntura política nacional quanto à saúde. “Nós compreendemos que a possível saída das PICs da Secretaria Atenção Primária à Saúde sem debater com o controle social é extremamente complexo. Nós estamos aqui para isso. Vamos analisar, estudar, discutir e encontrar soluções que agreguem ainda mais a política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS ”, disse Shirley Morales.

No final da videoconferência, foi pactuado que as entidades representativas dos profissionais de saúde reforçarão o debate acerca do desfinanciamento do SUS e uma análise da Emenda Constitucional nº 95, na Reunião Extraordinária do CNS previsto para acontecer no dia 23. A reunião contará com a presença dos representantes do MS, trabalhadores da área da saúde e dos usuários do SUS.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …